quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013

FÉ E CIÊNCIA

Olá amigos e amigas, 

em nosso último encontro dia 17/02, tivemos a oportunidade de refletirmos sobre fé e ciência.
Será que uma exclui ou contradiz a outra??? 
Segundo o item 23, página 27 do Youcat (catecismo jovem da Igreja Católica):


23 - Existe contradição entre a fé e a ciência natural?
Não existem contradições insolúveis entre a fé e a ciência natural, porque não podem existir verdades duplas. [159]
Nenhuma verdade da fé faz concorrência com as verdades da ciência. Só existe uma Verdade, à qual dizem respeito tanto a fé como a razão científica. Deus quis tanto a razão, com que podemos descobrir as estruturas racionais do mundo, como a fé. Por isso, a fé cristã exige e a apoia a ciência natural. A fé existe para conhecermos as coisas que, embora não possam ser abarcadas pela razão, existem todavia para além da razão e são reais. A fé lembra à ciência natural que esta não se deve colocar no lugar de Deus, mas servir a Criação. A ciência natural natural tem de respeitar a dignidade humana, em vez de atentar contra ela. 

Cada um dos integrantes expôs sua opinião a respeito do tema proposto e pudemos refletir sobre a grande complexidade da criação e, também, sobre como a ciência e a fé caminham juntas, apesar de muitas pessoas imaginarem que ocorra exatamente o contrário. Quanto mais se pesquisa, mais se observa a complexidade dos organismos, mais se observa o quão perfeita é a criação. Como o universo pode ser tão grandioso e como o Planeta terra pode ser habitável, dentre tantos outros planetas no qual o ser Humano em hipótese alguma poderia sobreviver? Se pararmos para pensar na "máquina" perfeita que é cada corpo humano e cada animal e vegetal em nosso planeta, como é possível não Crer na Existência de Deus criador?

Essas foram algumas das coisas apontadas em nosso encontro como mostras da existência de Deus. Porém, existem inúmeras outras. 
Durante a reunião do grupo tivemos a oportunidade de saber a opinião de grandes cientistas a respeito do assunto.
Vejamos alguns exemplos retirados deste link http://www.freewebs.com/kienitz/declara.htm :
 
John Polkinghorne (1930- ), físico, teólogo, ex-presidente do Queen`s College, Cambridge
Eu creio apaixonadamente na teoria quântica, mas tal crença não ameaça mudar minha vida de forma significativa. Não posso crer em Deus, no entanto, sem saber que devo ser obediente a Sua vontade para mim, à medida que ela se torna conhecida a mim. Deus não está aí apenas para satisfazer minha curiosidade intelectual, ele está aí para ser honrado e respeitado e amado como meu Criador e Salvador. Cuidado! Deixe-me fazer um aviso teológico de saúde, ou melhor, uma promessa: "Ler a bíblia pode mudar sua vida." [21]

Augustin Louis Cauchy (1789-1857), matemático e físico
"Sou um cristão, isto significa: creio na divindade de Jesus Cristo juntamente com Tycho Brahe, Copérnico, Descartes, Newton, Fermat, Leibniz, Pascal, Grimaldi, Euler, Guldin, Boscowitsch, Gerdil, com todos os grandes astrônomos, todos os grandes pesquisadores das ciências naturais, todos os grandes matemáticos dos séculos passados. E se porventura me perguntarem pela razão, terei prazer em explicá-la. Verão que minha convicção é resultado de estudo cuidadoso e não de preconceitos." [1]
          Ruy Barbosa de Oliveira (1849-1923), filólogo e cientista político
"Nunca senti pelas vilanias humanas mais enjoos e pela sorte de nossa terra mais desânimo. Felizmente a fé em Deus se me vai acendendo, à medida que se me apaga a confiança nos homens. No meio de tantos desconfortos e iniquidade tenho-me entregado estes dias exclusivamente à leitura do Evangelho, a eterna consolação dos malferidos nos grandes naufrágios." [9]

Albert Einstein (1879-1955), ganhador do Prêmio Nobel de Física de 1921
"A todo cientista minucioso deve ser natural algum tipo de sentimento religioso, pois não consegue supor que as dependências extremamente sutis por ele vislumbradas tenham sido pensadas pela primeira vez por ele. No universo incompreensível revela-se uma razão ilimitada. A opinião corrente de que sou ateu baseia-se num grande engano. Quem julga deduzi-la de minhas teorias científicas, mal as compreendeu. Entendeu-me de forma equivocada e presta-me péssimo serviço..." [13]

Este é um assunto bem interessante e vale a pena pesquisar mais sobre ele! Fica a dica!


abraços

Um comentário:

  1. Estou gostando muito dos encontros do Grupo Oásis baseados no YOUCAT, cujo conteúdo proporciona muita discussão e através do qual podemos aprofundar mais nossos conhecimentos sobre a Igreja Católica.
    Estou ansiosa pelo próximo encontro!
    Abraços
    Caroline

    ResponderExcluir